Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011






História

A história do Fiat Marea (e dos carros que foi derivado,os Fiat Bravo e Brava) começou em 1991 na Europa,ainda com o Tempra em produção naquele continente. O Marea ganhava seus primeiros traços, com Mauro Basso desenhando o sedã e Antonio Piovano crianda a versão Weekend. Estes esboços já denunciavam alguns traços definitivos no carro final, como as formas arredondadas, os faróis de perfil baixo, e as lanternas traseiras nas colunas, presentes na Weekend.

Estavam trabalhando no carro os centros de estilos da Fiat e institutos italianos, entre eles, ItalDesign. Após a definição das linhas, criadas simultaneamente pelos estúdios italianos e os centros de Design da Fiat, o carro era lançado na Europa no ano de 1996. Neste ano, já haviam sido feitos testes do veículo no Brasil, e seu lançamento no mercado brasileiro ocorreu em Maio de 1998, tendo o Tempra ainda em produção até o fim daquele ano. O Brava só veio em 1999. Em 2002, o Fiat Stilo tirava o Brava (e o Bravo, na Europa) de linha, e era uma questão de tempo para que o Marea Weekend desse lugar à Stilo MultiWagon na Europa. O Brava durou pouco junto com o Stilo, e em 2003 já não era mais produzido no Brasil. O Marea e sua versão Weekend persistiam na linha de montagem (já com a adoção das novas lanternas triangulares no sedã).

Em 2005, como tentativa de atrair seu público novamente, ganhou retoques estéticos, como molduras de faróis e grades cromadas, e o uso da tecnologia Bluetooth entre seus atrativos. Mas isso não bastou, e em 2007 sobrou apenas a versão 1.6 16V, com as outras versões mais potentes retiradas de linha. No fim desse ano, restavam os últimos Marea e Marea Weekend, até que sumissem completamente das lojas, deixando apenas saudades do carro confortável e de bom desempenho (foi o carro mais potente do Brasil em sua versão Turbo) e até hoje é o carro mais rápido ja fabricado no Brasil, citando como exemplo o 0 a 100 em 7,2 segundos e maxima de 227km/h.

Em 2008 o Marea saiu de linha no Brasil dando lugar ao Fiat Linea, que até hoje não está atingindo o sucesso que era esperado. O carro foi muito reduzido em tamanho, conforto, acessórios e performance em relação ao Marea. Tudo levando a política da Fiat Brasil de reduzir custos de produção dos seus carros em detrimento da qualidade e performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário