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terça-feira, 4 de janeiro de 2011






A história do Fiat Marea (e dos carros que foi derivado,os Fiat Bravo e Brava) começou em 1991 na Europa,ainda com o Tempra em produção naquele continente. O Marea ganhava seus primeiros traços, com Mauro Basso desenhando o sedã e Antonio Piovano crianda a versão Weekend. Estes esboços já denunciavam alguns traços definitivos no carro final, como as formas arredondadas, os faróis de perfil baixo, e as lanternas traseiras nas colunas, presentes na Weekend.

Estavam trabalhando no carro os centros de estilos da Fiat e institutos italianos, entre eles, ItalDesign. Após a definição das linhas, criadas simultaneamente pelos estúdios italianos e os centros de Design da Fiat, o carro era lançado na Europa no ano de 1996.

Neste ano, já haviam sido feitos testes do Marea no Brasil, e seu lançamento no mercado brasileiro ocorreu em Maio de 1998, tendo o Tempra ainda em produção até o fim daquele ano.

Lançado no Brasil em 1998, o Marea passou por uma reestilização em 2001, a matriz da Fiat deixou nas mãos da filial brasileira o destino do carro entre nós. A Fiat então redesenhou a traseira do Marea nacional, que segundo pesquisas era considerada pelos consumidores seu ponto fraco. Nessa operação as lanternas originais foram substituídas pelas lentes do Lancia Lybra, modelo que dividia a plataforma com o Marea, na Itália, e a tampa do porta-malas foi redesenhada.

A principal virtude do Marea é o seu espírito esportivo, ele é o Sedan que mais convida o motorista a acelerar. Sua suspensão confortável, sem no entanto deixar de ser firme, impede que a carroceria oscile demais nas curvas. O banco do motorista apóia bem o corpo nas movimentações do volante e a posição de dirigir permite o acesso a todos os comandos e boa visibilidade. Mas a alma do Marea está nos motores 2.0 20v (142cv), 2.4 20V da versão HLX (160cv) e 2.0 20v TURBO (182cv).

O Marea 2.4 20v HLX tem 160 cavalos que nem o câmbio automático consegue inibir. A caixa de quatro marchas do Marea é rápida e conta com um programa Sport que eleva o regime das trocas em cerca de 1000 rpm, em relação ao modo normal. No Campo de Provas, o Marea foi o mais rápido, entre seus consorrentes na época.

O Marea 2.4 20v HLX, assim como o Marea TURBO é recheado de equipamentos. Entre os itens de série, o Marea oferece duplo airbag, ar-condicionado, sistema de som com rádio e CD player e rodas de liga leve, além dos sistemas tradicionais da Fiat, como o Fiat Code (código eletrônico que identifica a chave do carro) e o Follow-Me Home (temporizador para o desligamento das luzes do carro). ABS e side-bags são opcionais. O Marea Turbo por sua vez, tinha alguns itens adicionais como painel com fundo branco e pedaleiras cromadas.

Em 2005 novamente o Marea ganhou retoques estéticos, como molduras de faróis e grades cromadas, e o uso da tecnologia Bluetooth entre seus atrativos. Mas isso não bastou, e em 2007 sobrou apenas a versão 1.6 16V, com as outras versões mais potentes retiradas de linha. No fim desse ano, restavam os últimos Marea e Marea Weekend, até que sumissem completamente das lojas, deixando apenas saudades do carro confortável e de bom desempenho (foi o carro mais potente do Brasil em sua versão Turbo) e até hoje é o carro mais rapido ja fabricado no Brasil, citando como exemplo o 0 a 100 em 7,3 segundos e maxima de 227km/h.

Em 2007 o Marea saiu de linha no Brasil dando lugar ao Fiat Linea, que até hoje não está atingindo o sucesso que era esperado. O carro foi muito reduzido em tamanho, conforto, acessórios e performance em relação ao Marea.

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